31/01/2019

6 coisas que você deve considerar para se destacar na Engenharia

Engenharia 3.0

A engenharia é uma carreira emocionante, ninguém pode falar o contrário! Afinal, grandes engenheiros estiveram por trás do desenvolvimento de cidades e civilizações, da invenção de máquinas que mudaram o mundo e da criação de processos que trouxeram praticidade para as empresas e qualidade de vida para as pessoas.

Se esses foram os motivos que te levaram a escolher a engenharia como área de atuação, parabéns pelo caminho escolhido! E vale até lembrar que existem diversas competências que destacam os grandes profissionais do mercado. Separamos abaixo seis pontos que você deve considerar para se destacar e ter sucesso nessa profissão tão incrível.

 

Jovens Engenheiros

 

1- Cogite cargos de gestão de pessoas, projetos e processos

Muitos engenheiros não consideram a possibilidade de trabalhar no escritório com gestão de processos por acharem a função maçante e preferirem ir a campo. Mas essa realmente é uma opção a ser considerada, visto que várias oportunidades para engenheiros de diversas formações estão nesses cargos. As áreas de Infraestrutura, Obras e Energia Renovável, por exemplo, carecem bastante desses profissionais que, assim como seus colegas no campo, devem ter bastante estudo e especialização para assumir essas funções.

 

Engenheiros Conversando

2- Inteligência emocional é tudo!

O bom engenheiro precisa saber trabalhar em equipe e se comunicar de forma efetiva para garantir o sucesso do projeto e ter destaque em seu ambiente de trabalho. A habilidade de relacionamento com os colegas é fundamental, visto que muitos empreendimentos (e principalmente obras, no caso da engenharia civil) são realizados em grupo. É importante ter inteligência emocional para lidar e até gerenciar equipes. Essa competência ajuda a suportar pressões de prazos, a elaborar planejamentos de maneira focada e a otimizar recursos. Aí mora um grande diferencial!

 

Engenheira

3- Fique antenado nas novas tecnologias

Essa dica vale para qualquer profissão, mas no caso da engenharia sempre há inovações em ferramentas, equipamentos, softwares e técnicas. Portanto, é importante que você saiba absorver essas mudanças e se adaptar a elas constantemente. Caso você ainda esteja cogitando a faculdade, procure sempre uma instituição de ensino que ofereça um bom suporte tecnológico, que apresente um corpo docente atualizado com as últimas tendências e que conte com laboratórios de última geração. Mas caso já esteja cursando as matérias e queira se desenvolver ainda mais, busque sempre ler livros e revistas especializados e participar de cursos extracurriculares e congressos. Só aí você já ganha muitos pontos! É importante lembrar que a tecnologia gera muitos ganhos para os profissionais e empresas, otimizando investimentos e horas-homem dedicadas a uma tarefa. E quando ela pode ser aplicada a favor da sustentabilidade é melhor ainda!

 

Engenheiro obra

4- Seja multidisciplinar

Uma das grandes atribuições de todos os engenheiros é dar solução a questões práticas do dia a dia. E para isso, o profissional invariavelmente acaba se deparando com situações onde deve buscar informações em diferentes campos: Matemática, Física, Química, Desenvolvimento Sustentável etc. Portanto, a capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos multidisciplinares é um baita diferencial na engenharia. Serve inclusive para instigar a criatividade e gerar soluções inusitadas. Então já sabe, né? Nunca despreze nenhuma matéria na faculdade, por mais descolada da sua realidade que ela possa parecer. Ela sempre terá sua importância!

 

Engenheira

5- Procure aprender outros idiomas

O inglês já é algo básico para todo o engenheiro, especialmente porque a disciplina é universal e há muitos termos e jargões aprendidos que vêm da língua inglesa. Inclusive há muitas leituras técnicas de engenharia que são encontradas somente nesse idioma. Mas além dele, considerar outra língua pode ser motivo de uma grande vantagem no mercado de trabalho. Muitas companhias têm se expandido para outros lugares do mundo, como a América Latina, sendo o espanhol uma língua bastante requisitada. A própria OEC tem diversos projetos na região. Então considere essa competência na hora de montar o currículo!

 

 

via GIPHY

 

6- Seja um camaleão!

A capacidade de adaptação é uma grande qualidade em um engenheiro. Aqueles que ‘pensam fora da caixa’ e fogem das alternativas tradicionais, encontrando novas maneiras de realizar um procedimento, ganham muitos pontos nas empresas. Para isso, busque sempre pesquisar novas referências e estar antenado com o que acontece não só no mercado da engenharia, mas fora dele também. Tudo pode gerar ideias. E não só o trabalho pode atiçar a inventividade, viu? Realizar viagens e conhecer lugares inusitados podem ser uma boa forma de se inspirar.