24/01/2019

8 exemplos de construções sustentáveis pelo mundo

Obras e Projetos

Sustentabilidade é um tema muito importante nos dias de hoje, principalmente no segmento da construção civil. Além de promover melhorias para o meio ambiente, ela gera economias e redução de gastos nas obras, principalmente na fase de operação. Vários são os pontos que devem ser levados em consideração no momento de conceber uma obra sustentável: detalhes da pré-construção (como ciclo de vida do empreendimento e materiais a serem usados), cuidados na geração de resíduos, reaproveitamento de materiais... E alguns empreendimentos pelo mundo dão um show nesses quesitos! Confira esses exemplos incríveis.

1- The Crystal (Londres)

The Crystal

Não é só a arquitetura futurista que chama a atenção no caso do The Crystal, Centro Global de Urbanismo Sustentável da Siemens. Além de proporcionarem a entrada de luz, economizando energia elétrica, essas paredes de vidro servem como sistema de ventilação, adotando um mecanismo de fachada controlável, com 150 aberturas. Isso sem contar os painéis fotovoltaicos instalados no terraço. Por tudo isso, o empreendimento é o único do mundo a ter as certificações LEED Platinum e BREEAM Outstanding ao mesmo tempo. Ele emite 70% menos dióxido de carbono em comparação com outros edifícios similares no Reino Unido.

 

2- One Bryant Park (Nova York)

One Bryant

Além de ser um dos prédios mais altos de Nova York, o One Bryant Park é exemplo em sustentabilidade. Seus 55 andares pertencem ao Bank of America, e a preocupação com o meio ambiente foi constante desde o início da construção. O concreto utilizado foi composto por 45% de resíduos e 55% de cimento, e o edifício incorporou sistemas de captação de água e telhados verdes. Mas é o sistema de filtragem que mais chama a atenção: o empreendimento filtra o ar dos escritórios, eliminando 95% das impurezas, e devolve o ar limpo para os moradores da cidade. Não à toa, ele foi o primeiro a receber a certificação LEED Platinum do U.S Green Building Council. UAU!

 

3- Burj Al-Taqa (Dubai)

Burj Al Taqa

É claro que não poderia faltar um exemplo dos Emirados Árabes na lista! Além de ter uma arquitetura incrível, esse edifício possui uma área de 32 mil m2 de painéis fotovoltaicos e uma turbina eólica de 60m de altura. Praticamente todo o prédio é abastecido por energia solar e eólica. A localização à beira-mar também é uma vantagem: a construção utiliza água do mar para o processo de refrigeração interna. Isso sem falar do quebra-sol giratório, que acompanha o movimento do sol.

 

4- India Tower (Mumbai)

India Tower

Esse edifício de mais de 300 metros de altura é um dos 10 mais sustentáveis do mundo e ocupa o posto de número 1 na Índia. Projetado pela Architects FXFOWLE, foi construído no sul de Mumbai para abrigar o novo Park Hyatt Hotel. Os destaques da sua arquitetura são o sistema de reutilização de água da chuva, proteção solar, ventilação natural e utilização de materiais amigáveis. Ufa! Quanta coisa! O empreendimento conquistou a classificação LEED Ouro.

 

5- Clinton Presidential Library (Little Rock – EUA)

Clinton Library

Essa biblioteca de 1.900 m², construída na cidade de Little Rock, no Arkansas, Estados Unidos, é considerada uma das construções mais verdes do mundo, tendo recebido certificações LEED Silver e Platinum. E não é para menos: todo o piso do edifício é feito de pneu reciclado. Demais, não é? Além disso, o prédio tem uma cobertura verde com painéis solares e um sistema de compensação de carbono de toda a energia renovável não utilizada.

 

6- CH2 | Council House 2 (Melbourne)

Council House

O CH2 foi construído para se tornar a nova sede da prefeitura de Melbourne, na Austrália. E o projeto arquitetônico é incrível! A ideia é que o edifício se adapte a quatro situações diferentes de temperatura e clima: dia, noite, inverno e verão. No verão, as placas de madeira da fachada se movimentam de acordo com a luz natural. Além disso, o teto do prédio possui “torres-chuveiro” que diminuem a temperatura ambiente em até 14°C por meio de evaporação. Já no inverno, o prédio utiliza sistemas que aproveitam o calor gerado por computadores e funcionários, e, ao anoitecer, dutos esfriam os tetos, paredes e chão. Tudo isso já proporcionou a redução do consumo de eletricidade em 82%!

 

7- Parque da Cidade (São Paulo)

Parque da Cidade

Essa lista não ficaria completa sem um exemplo da engenharia brasileira! O Parque da Cidade, construído pela OR (empresa do Grupo Odebrecht), faz parte do Climate Positive Development Program, que contempla 18 projetos sustentáveis referência no mundo. Suas torres corporativas foram construídas em uma posição estratégica para garantir maior iluminação natural e menor incidência de calor, reduzindo custos de refrigeração e uso de iluminação artificial. O paisagismo também desempenha um papel fundamental. São 22 mil m² de áreas verdes que minimizam ilhas de calor, atuam como barreiras acústicas e favorecem a retenção de águas pluviais. Um sistema de coleta de lixo sólido à vácuo (por meio de tubulações) e aparelhos de irrigação inteligente também fazem parte das iniciativas de sustentabilidade. Um orgulho!

 

8- Maracanã (Rio de Janeiro)

Maracanã

Durante as obras de reformulação do Maracanã, a OEC tomou um cuidado especial com a questão da sustentabilidade. Os diferenciais da arena carioca estão nos preceitos de alto desempenho energético e ambiental, como os dispositivos que produzem energia e economizam água. Há o sistema de captação pluvial que ajuda a irrigar o gramado e abastece os sanitários dos banheiros coletivos, cujas torneiras inteligentes têm fechamento automático. A iluminação do Maracanã é em LED, com 23.500 luminárias de baixa manutenção e longa vida útil. O estádio conta ainda com painéis de energia solar capazes de gerar 400 quilowatts/pico, equivalente ao consumo de 200 residências!